quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BULLYCIDE (Bulicídio)


Bullycide (ou bulicídio) é uma palavra-valise primeiramente utilizada em 2001, por Neil Marr e Tim Field no livro Bullycide: Death at Playtime. O termo se refere a um suicídio atribuídio a uma pessoa que sofreu bullying, tanto pessoalmente quanto por cyberbullying.
Bulicídio também pode ser um assassinato que teve o bullying como causa. O termo se tornou popular após uma série de suicídios que ocorreram nos Estados Unidos em 2010 por conta de bullying, apesar de o termo também já ter sido utilizado previamente em diversos trabalhos bibliográficos.

Casos famosos de bulicídio


Amanda Todd

Amanda Todd cometeu suicídio em 10 de outubro de 2012, em sua casa em Port Coquitlam, Colúmbia Britânica, Canadá. Antes de sua morte, Todd postou um vídeo no YouTube em que ela usa cartões para contar sua experiência de ser chantageada, intimidada e fisicamente agredida. O vídeo se tornou viral após sua morte, resultando em repercussão internacional.

Amanda Michelle Todd nasceu em Colúmbia Britânica em 27 de novembro de 1996. No momento da sua morte, ela estudava na CABE, uma escola que atende a alunos que experimentaram problemas sociais.

A Real Polícia Montada do Canadá e a British Columbia Coroners Service lançou investigações sobre o suicídio. Em resposta à morte, Christy Clark, a primeira-ministra da Columbia Britânica, fez uma declaração online de condolências sugerindo um debate nacional sobre a criminalização do cyberbullying. Além disso, uma moção foi apresentada na Câmara dos Comuns do Canadá para propor um estudo do âmbito de bullying no Canadá, e para mais financiamento e apoio a organizações anti-bullying. A mãe de Todd, Carol, estabeleceu a Amanda Todd Trust, e com isso recebendo doações para apoiar o anti-bullying, a conscientização e programas para jovens com problemas de saúde mental.

Vídeo Amanda Todd



Phoebe Prince


O suicídio de Phoebe Prince ocorreu em 14 de janeiro de 2010, levando processos criminais à seis adolescentes

Ela morou na Irlanda, e se mudou para Massachusetts, Estados Unidos em 2009.
      O primeiro julgamento ocorreu em 2011, com um pré-julgamento iniciado em 15 de setembro de 2010.


Megan Meier 


Megan Taylor Meier (6 de Novembro de 1992 — 17 de Outubro de 2006) foi uma adolescente estadunidense da cidade de Dardenne Prairie, Missouri, que cometeu suicídio por enforcamento aos 13 anos e 11 meses de idade.Seu suicídio foi atribuído ao cyberbullying ocorrido na rede social MySpace. O perpetrador, supostamente um adolescente de 16 anos chamado "Josh Evans", era na verdade Lori Drew, mãe de uma ex-amiga de Megan Meier, que depois admitiu ter criado a conta no MySpace com sua filha e sua funcionária Ashley Grills, na época com 18 anos. Várias pessoas contribuíram atuando na conta falsa, incluindo a própria Lori Drew.

Testemunhas afirmaram que as mulheres planejavam usar os e-mails de Megan Meier com "Josh" para obter informações sobre ela e posteriormente humilhá-la, em vingança a Megan ter supostamente espalhado rumores a respeito da filha de Lori.


Um júri federal abriu um processo contra Lori Drew em 15 de Março de 2008 sob três acusações de acesso a computadores protegidos sem autorização para obter informações com o intuito de causar dano emocional, e um sob conspiração criminal. Lori Drew foi julgada culpada de três acusações em 26 de Novembro de 2008.

O caso causou grande comoção e provocou várias jurisdições no sentido de criarem leis de combate ao cyberbullying.

Cho Seung-Hui

    Cho Seung-Hui (Seul, 18 de janeiro de 1984 — Blacksburg, 16 de abril de 2007) foi um spree killer sul-coreano, ele era universitário do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech), em Blacksburg (estado da Virgínia). Em 16 de abril de 2007, ele invadiu a universidade praticando assassinatos em massa, matando 32 pessoas, e deixando mais de quinze pessoas feridas e em seguida suicidando-se, no Massacre de Virginia Tech o maior massacre a uma universidade na história dos Estados Unidos. Cho estava legalmente nos Estados Unidos desde 1992. O possível motivo para a barbárie era o bullying enfrentado pelo estudante por seus colegas na universidade.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulic%C3%ADdio

Nenhum comentário:

Postar um comentário