TEACHERS WHO BULLY STUDENTS: PATTERNS AND POLICY IMPLICATIONS
Alan McEvoy, Ph.D.
Wittenberg University
2005
O foco desta pesquisa é uma área de comportamento abusivo que não tem recebido praticamente nenhuma atenção – quando os professores praticam bullying contra os alunos. Para o objetivo deste estudo, bullying por professores (ou outros funcionários, incluindo os técnicos de esporte, que têm um controle de supervisão sobre os alunos) é definido como um padrão de conduta, enraizado num diferencial de poder, que ameaça, fere, humilha, induz medo ou provoca considerável stress emocional nos alunos. Aqui se incluem comportamentos que qualquer pessoa razoável reconheceria como tendo um risco significativo de prejudicar os alunos.
Paralelos com o Bullying entre Pares e Outras Formas de Abuso
O bullying cometido por professores tem algumas semelhanças com o
bullying entre pares. Também é um abuso de poder que tende a ser crônico
e geralmente é expresso de forma pública. É uma forma de humilhação que
gera atenção por degradar um aluno na frente dos outros. Com efeito, o
bullying pode ser uma cerimônia pública de degradação em que as
capacidades da vítima são rebaixadas e sua identidade é ridicularizada.
Da mesma forma, é deliberado, provável de estressar o alvo e tende a
ser repetido. Igualmente significativo, o professor que pratica o
bullying geralmente não recebe consequências negativas. Bem semelhante
ao bullying entre pares. A sala de aula é o local mais provável de
ocorrência, embora possa ocorrer em qualquer local em que os alunos
estão sob supervisão de adultos.
O processo de mirar os alunos e as consequências de sofrer bullying
de um professor também podem ser muito semelhantes ao bullying entre
pares. As vítimas podem ser escolhidas com base na aparente
vulnerabilidade (p.ex., alguém que não vai reagir ou porque o alvo é
visto como alguém que os outros não vão defender (p.ex., gay ou lésbica)
ou por causa de algum atributo pessoal desvalorizado. Quando vira o
alvo, a vítima é tratada de uma maneira que a deixa à parte dos pares.
Pode haver referências frequentes sobre como o aluno difere dos outros
que provavelmente são mais capazes ou valorizados. Como resultado, o
aluno pode também passar a ser um bode expiatório entre os colegas.
Os professores que cometem o bullying acham que sua conduta abusiva é
justificada e vão alegar provocação por seus alvos. Geralmente
disfarçam seu comportamento como “motivação” ou como uma parte
apropriada do ensino. Também disfarçam o abuso como uma apropriada
resposta disciplinar a um comportamento inaceitável do alvo. O alvo, no
entanto, está submetido à humilhação deliberada que não pode nunca
servir a um propósito educativo legítimo.
Alunos que sofrem bullying de professores experienciam confusão,
raiva, medo, dúvidas e profunda preocupação a respeito de suas
competências acadêmicas e sociais. Não saber por que foi escolhido como
alvo, ou o que precisa fazer para parar com o bullying, pode estar entre
os aspectos mais estressantes de ser excluído e tratado de forma
injusta. Com o passar do tempo, especialmente se ninguém intervier, o
alvo pode passar a se culpar pelo abuso e assim ter um sentimento
pervasivo de desesperança e desvalorização.
Da mesma forma que os alunos bullies, os professores podem empregar
uma série de métodos para desviar-se de queixas reais ou imaginadas
sobre sua conduta ofensiva. Um método comum é tentar convencer os alvos
que eles são paranoicos ou malucos, que entenderam mal o comportamento
em questão ou que isto só existe na cabeça deles.
Também é comum para os bullies impugnar os motivos ou desempenho dos
alunos , colegas e supervisores que registram uma queixa. Por exemplo,
um professor abusivo pode argumentar que o aluno que está se queixando
está simplesmente tentando se desculpar por seu desempenho acadêmico
“questionável”. Isto desvia a atenção da conduta imprópria do professor
para uma discussão de “padrões” e para a motivação do aluno ao se
queixar. Isto também tem o efeito minimizador de sugerir aos outros que
o que está acontecendo é meramente uma “diferença pessoal” ao invés de
um abuso sistemático de poder.
O bullying praticado por professores produz um clima hostil
indefensável no terreno acadêmico; ele diminui a aprendizagem e a
capacidade dos alunos atingirem um bom desempenho.
…A ameaça de danos no bullying por professores tende a ser
não-física, porém é invasiva e poderosa. Como seres sociais, os humanos
temem o isolamento e humilhação tanto quanto (se não mais) o dano
físico. Isto quer dizer que a ameaça de humilhação pode ser usada como
uma arma… Os alunos que são alvos de professores podem se sentir numa
armadilha onde quem abusa é todo-poderoso… Qualquer queixa sobre o
comportamento abusivo coloca o aluno em risco de retaliação pelo
professor, incluindo o uso das notas como sanção.
fonte: http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/material-para-pesquisa/bullying-praticado-por-professor/
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