quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bullying No Ambiente Escolar: aspectos psicológicos

A prática de bullying agrava um problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos ou comportamentais que muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Crianças e adolescentes apresentam oscilações de humor e mudanças relevantes de seus hábitos e costumes. Isso faz parte da natureza humana e deve ser encarado como algo próprio da idade, porém quando jovens deixam de levar uma vida normal, com rebaixamento de sua autoestima, irritabilidade, isolamento, baixo desempenho escolar, dificuldade em suas relações sócias e familiares.

De acordo com Silva (2010, p. 29) "Em vez de pensarmos só em drogas, más companhias ou namoros frustrados, não podemos perder de vista que uma situação de bullying pode estar por trás disso". As consequências e resultados a longo tempo são devastadores na vida das vitimas e dos agressores se não forem devidamente tratados, nos casos mais graves as vitimas podem até cometer suicídio ou atacar outras pessoas de forma violenta.

Alguns resultados, segundo Silva (2010, p. 25-30) são identificados como: sintomas psicossomáticos, transtorno do pânico, fobia escolar, fobia social, TAS (Transtorno de Ansiedade Social), TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), depressão, anorexia e bulimia, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático).

Os sintomas psicossomáticos são os físicos. Silva (2010, p. 25) apresenta-os como: a cefaléia (dor de cabeça), cansaço crônico, insônia, dificuldade de concentração, náuseas (enjôo), diarréia, boca seca, palpitações, alergias, crise de asma, sudorese, tremores, sensação de "nó" na garganta, tonturas ou desmaios, calafrios, tensão muscular, formigamentos.
                              
http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/30156/bullying-no-ambiente-escolar-aspectos-psicologicos#ixzz2roUrEWrs

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